top of page

Correio Celeste - Novembro 2024

Atualizado: 4 de nov.


O início do mês de Novembro coincide com a Lua Nova em Escorpião. Um grande recomeço às vésperas de fim de ano; um momento de sincronicidade entre o calendário gregoriano e os ciclos astrológicos.


Lua Nova é uma conjunção entre Sol e Lua; a reformulação dos votos entre o doador e a refletora de luz. Indica o momento de início do ciclo lunar. Um novo "fluir" interno, ainda inconsciente, desponta e durante o ciclo lunar esse impulso cresce até se externalizar ao máximo na Lua Cheia; para voltar-se para dentro de novo e integrar as experiências em memória.


O reencontro ocorre no 9º de Escorpião. Oitavo signo do Zodíaco, popularmente associado ao sexo e a morte; no seu cerne indica um estágio de socialização e compartilhamento intenso e profundo entre entidades distintas. Desde a partilha vitalizadora da atividade sexual à doação do corpo físico aos ciclos de vida indicados pela morte; nosso senso de individualidade se dissolve para que possamos nos unir à uma experiência maior.


O signo é associado ao elemento Água, indica conexão com a imaginação, as emoções e a psique. De modalidade Fixa, indica estabilização e cristalização de processos a partir do uso do elemento. Enfrenta o desafio de construir algo estático em um elemento profundamente dinâmico. Lagos, poças, baía; ou líquido envasado, como remédios, perfumes e venenos.


Um novo ciclo interno que parte das águas mais estáveis em nós; os lugares mais rígidos e firmados de nossos padrões emocionais, psicológicos e simbólicos. Movimentar essas águas demanda imenso poder e autocontrole.


Marte, regente de Escorpião, conduz a Lua Nova a partir do signo de Câncer; domicílio da Lua. Essa configuração traz uma qualidade mais acolhedora e cuidadora para esse pontapé; reconhecemos a importância de nos cuidarmos emocionalmente mesmo diante dos desafios emocionais que surgem nos processos de partilha e união.


Marte em Câncer se opõe a Plutão em Capricórnio, co-regente moderno de Escorpião. Esse aspecto intensifica e aprofunda nossas estratégias e ações; enxergamos as reverberações a longo prazo de cada ação. Plutão enxerga numa semente a árvore que dela germinará, os frutos que brotarão da árvore e as sementes da próxima geração; antecipa a cadeia de transformações e o poder oculto de cada uma delas.


O ingresso de Mercúrio em Sagitário, no dia 2, acelera nossos processos mentais trazendo mais flexibilidade para nossas lógicas internas e nossa comunicação. Nossas ideias se tornam mais expansivas; buscamos ideias, técnicas e notícias que pairam além de nossas rotinas. Agita a comunicação e traz mais verdade e autenticidade para nossas trocas; comunicamos o que realmente acreditamos.


Apesar do otimismo e das possibilidades de inovação, é preciso cautela redobrada com os detalhes e minúcias dos processos, que ficam particularmente entediantes durante esse trânsito. Mercúrio opera de um lugar lógico e analítico enquanto Sagitário se movimenta a partir de suas crenças e inspirações; equilibrar essas energias distintas requer bastante sabedoria.


Júpiter, regente de Sagitário, caminha em Gêmeos; signo regido por Mercúrio. Quando dois planetas encontram-se um no domicílio do outro conseguem se compreender e se apoiar de alguma maneira; chamamos essa dinâmica de disposição mútua. Em signos opostos, formam aspecto e se enxergam. Quando a dinâmica de disposição mútua é acompanhada à um aspecto chamamos de receptividade mútua.


Mercúrio e Júpiter em oposição e receptividade mútua, se apoiam e negociam de forma profunda. Precisam das habilidades um do outro para enfrentarem os desafios dos signos que se encontram. Mercúrio em Sagitário requer da fé, expansividade e integração de Júpiter para comunicar crenças e visões de mundo com autenticidade. Enquanto Júpiter em Gêmeos precisa analisar as informações e detalhes, por vezes paradoxais e contraditórios, com calma para conseguir elaborar perspectivas e crenças bem fundamentadas.


Vênus também segue em Sagitário no início do mês, o que traz vivacidade para nossos afetos e autenticidade para nossos gostos e referenciais estéticos. Ao formar oposição à Júpiter traz à tona os possíveis tensionamentos entre nossos desejos, gostos e prazeres e nossos referenciais de ética, moral e integração social. Apesar da oposição, ambos planetas priorizam experiências de união, cooperação e bem-estar.


Esse aspecto pode trazer grandes questionamentos em torno dos nossos desejos e moralidade. Gêmeos | Sagitário é um eixo de produção de conhecimento, respostas pré-formuladas não dão conta; é preciso abraçar a jornada da dúvida. Nos permite experiências de investigação e descoberta tão grandiosas quanto os dilemas que nos movimentam em direção à elas.


O ingresso de Marte em Leão, no dia 4, também indica uma receptividade mútua. Marte no domicílio do Sol e o Sol no domicílio de Marte. A dinâmica entre Leão e Escorpião é de quadratura; compartilham a modalidade Fixa mas seus elementos se tensionam (Água e Fogo) demandando ações e decisões conscientes para que exista equilíbrio e dinamismo saudável.


Marte em Leão assume a visibilidade, a dramatização e criatividade como ferramentas de transformação e combate. Nossas ações se tornam mais vivas e pessoais, buscamos agir em consonância com o coração e marcar cada movimentação com nossa individualidade. Leão estabiliza força vital em torno de emoções e imagens internas; engaja em um processo de criação espontaneamente. O guerreiro se movimenta com carisma e pompa.


Sol em Escorpião tenta administrar a complexidade de iluminar um ambiente naturalmente escuro, misterioso e oculto. Doa luz, calor e consciência, chamando atenção, em um campo de batalha silencioso e fatal. A regência de Marte em Leão não indica se esconder ou ofuscar as luzes; incentiva a manejá-la a seu favor, seja aquecendo os aliados ou cegando os adversários.


A profundidade e intensidade do Sol em Escorpião também reverbera nos processos criativos que Marte conduz. Se faz necessário trazer as entranhas dos nossos alicerces emocionais para dentro da criação, não aceitamos qualquer brilho ou fogo de artifício. Demanda alinhamento com nossos símbolos mais íntimos; por vezes inconscientes até se revelarem na chama criativa.


O ingresso de Vênus em Capricórnio, no dia 11, traz sobriedade e sensualidade para as experiências de afeto e prazer. O trânsito de Vênus por signos de Terra fortalece nossa conexão com o corpo; um convite para olharmos com mais cuidado para nossa vida material. Capricórnio valoriza longevidade; mesmo que demande maior investimento de recursos e tempo para se alcançá-la.


O trânsito também é marcado pelo sextil entre Vênus e Saturno, regente de Capricórnio, que facilita lidar com o senso de restrição e limite em prol de objetivos duradouros que esse trânsito reforça. Enxergamos com mais facilidade os limites e responsabilidades envolvidos nas experiências e podemos calcular com mais pé no chão até onde podemos investir nelas.


Lua Cheia, no dia 15, ocorre no signo de Touro. Sol e Lua se opõem marcando o momento máximo de externalização e realização dos impulsos iniciados na Lua Nova em Escorpião. A energia emocional, psicológica e simbólica que iniciou a lunação se cristaliza em formas materiais e experiências sensoriais; precisamos experimentar com os sentidos do corpo os anseios da alma.


Esse apogeu lunar nos permite provar a partir de experiências concretas as transformações e mudanças internas, como reformular nossas águas internas modifica também como experimentamos no corpo as experiências.


Durante a oposição, Urano encontra-se junto à Lua, trazendo uma energia de agitação, inovação e mudança súbita para a fase Cheia. Podemos sentir grande necessidade de ruptura a nível tangível em nossas vidas; é importante não sobrecarregar o corpo nesse momento.


Saturno retoma o movimento direto junto da fase Cheia, indicando também maior externalização e movimentação em torno de metas de longo prazo e responsabilidades. Em Peixes, é um convite para assumirmos responsabilidades por nossas grandes visões e sonhos para a humanidade; e também pelos nossos escapismos. O período de revisão interior indicado pelo movimento retrógrado acaba, refletir menos o tempo e agir mais junto dele.


Os processos de decomposição conduzidos pelo Sol em Escorpião abrem caminhos para a grandiosa jornada do Sol em Sagitário. Depois de enfrentarmos nossos maiores adversários, internos e externos, precisamos expandir para além das emoções e símbolos rumo a verdades, leis e ordens maiores. O ingresso ocorre no dia 21.


Sagitário é signo de jornada; indica as grandes movimentações que fazemos rumo a aprendizados, oportunidades e experiências que não se mostram tão disponíveis em nossos entornos mais imediatos. A associação popular à viagens e festas fala da necessidade desse signo de ligar-se em estruturas coletivas mais amplas do que os limites de suas vizinhanças.


As qualidades do Sol são bem recebidas no signo, sua capacidade de doar luz e calor são vistas como generosidade e oportunidade de agregar e unir mais pessoas. Pode incendiar suas flechas com um pouco mais de experiência e brilho pessoal, além de suas verdades, antes de dispará-las. Sua luz também facilita a calcular a rota do disparo; atingir onde mira.


Mercúrio inicia seu movimento retrógrado no dia 25, no signo de Sagitário, que seguirá até meados de Dezembro. Mercúrio retrógrado marca um momento de revisão das nossas lógicas internas. Em Sagitário, os pensamentos e comunicação são reformulados à luz de nossas crenças e verdades.


Esse movimento também estende o período de receptividade mútua e oposição entre Mercúrio e Júpiter. O final do ano será marcado por grandes inquietações e investigações mentais, especialmente em torno do que realmente acreditamos. Qualquer dissonância entre as palavras e as crenças se tornará mais evidente; facilitando um alinhamento entre elas.


O mês de Novembro nos convida a imergir em águas profundas e nos familiarizar com nossos mistérios e encantos; e desse contato emergir com coragem e abertura para embarcar nas jornadas que nos conectamos autenticamente. Seja predeterminado ou somatório de nossas escolhas, nesse mês encaramos de frente o que chamamos de “destino”.



Ingressos Planetários


02/11 - Mercúrio em Sagitário

04/11 - Marte em Leão

11/11 - Vênus em Capricórnio 21/11 - Sol em Sagitário


Ciclo Lunar


01/11 - Lua Nova em Escorpião

09/11 - Lua Quarto Crescente em Aquário

15/11 - Lua Cheia em Touro

22/11 - Lua Quarto Minguante em Virgem

87 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Doação

Ajude a manter nossas publicações!

R$

Obrigado(a) pela sua doação!

bottom of page