12 de Agosto à 18 de Agosto de 2024
A Lua atinge a fase Quarto Crescente na segunda-feira, no signo de Escorpião, trazendo decisividade e ações para firmar e estruturar o que culminará na fase Cheia (19/08). A percepção e profundidade emocional de Escorpião transforma a força criativa impulsionada pela Lua Nova em Leão (05/08). Trazemos toda força das experiências mais transformadoras que vivenciamos para dentro do processo criativo.
Ao longo da semana a Lua vai ganhando mais luminosidade e avança pelos signos de Sagitário, Capricórnio e Aquário. Signos ligados ao coletivo, inserimos a semente criativa em contextos maiores e mais amplos. Reconhecer nossas paixões e desejos é também se confrontar com todas as outras possibilidades de envolvimento; as paixões que mobilizam os outros.
Marte e Júpiter formam uma conjunção no 16º de Gêmeos, na quarta-feira. Associam suas energias em torno de investigações e buscas mentais; cooperam em torno da elaboração de ideias, técnicas e tecnologias. Marte traz disposição, vigor e estratégia para os processos, enquanto Júpiter fornece conhecimento, otimismo e amplitude de referências. Aprimora nossa capacidade de integrar, em contextos coletivos e sociais, o que nos distingue.
Ainda na quarta-feira, Mercúrio retrógrado reingressa em Leão. Deixa seu domicílio noturno, Virgem, e suas lógicas e métricas perfeitas para reavaliar as paixões e as combustões cardíacas que nos inspiram. A comunicação se torna mais dramática e emocionalmente autêntica; nos desapegamos da objetividade e precisão. Canaliza nosso brilho e poder pessoal pelas palavras.
No domingo, Mercúrio alcança o Sol por conjunção. O encontro entre eles indica purificação e realinhamento de nossas ideias e lógicas com nossa consciência e senso de identidade. Sol rege o signo de Leão, portanto, toma dianteira da conjunção; suas demandas tomam frente no encontro. Mente racional e comunicação a serviço de nós mesmos.
12/08 - Segunda-feira
Lua segue em Escorpião. A imaginação e as emoções nos conduzem para processos de transformação interna; mergulhamos nos padrões e referências psicológicas e simbólicas mais fixados em nós. Requer uma certa tenacidade e disposição a vulnerabilidade emocional, enxergamos as águas mais abissais em nós.
Pela manhã, Lua faz trígono a Saturno em Peixes. Aspecto harmônico que facilita a conexão com nossas responsabilidades e projetos de longo prazo, especialmente aos ligados ao nosso bem-estar emocional. Percepção do efeito do tempo em nossa subjetividade, como as percepções sobre nossas memórias e história se transformam à medida que envelhecemos.
Lua também alcança sua fase Quarto Crescente. Forma quadratura ao Sol em Leão, nos convida a tomar decisões e ações concretas em direção ao que desejamos ver culminar na Lua Cheia em Aquário (19/08). Esse momento da lunação é ótimo para colocar um pouco mais de energia nos projetos, e também fazer mudanças e reajustes necessários.
A natureza espontânea e criativa de Leão impulsionou o ciclo na Lua Nova (04/08). O reencontro da Lua com o Sol por quadratura traz toda a densidade emocional das nossas experiências anteriores para dentro do processo criativo; toda a visceralidade e poder que carregam. Potencializa as paixões mais profundas e autênticas, mas expõe também nossas fragilidades e obsessões. Alquimia e magia interior.
13/08 - Terça-feira
Lua chega no signo de Sagitário pela manhã trazendo humores mais vivazes. Imaginação tenta ir além do que já conhecemos, para experiências e jornadas distantes. Mira em um alvo bem distante, atira e galopa veloz para conferir se acertou. A energia expansiva e otimista de Sagitário nos conecta também ao que acreditamos, nos nutrimos emocionalmente da nossa fé.
Mercúrio em Virgem forma quadratura à Lua em Sagitário. O escopo gigante da Lua foge da capacidade de análise, discernimento e organização de Mercúrio. É difícil enxergar os detalhes do que está distante, Mercúrio tenta organizar as idealizações da Lua mas falta precisão. Podemos nos sentir mentalmente sobrecarregados ou cansados durante o dia se tentarmos racionalizar demais as experiências; tentar organizar apenas o que for necessário.
Se permitir um pouco mais de liberdade é importante para atender as demandas da Lua em Sagitário; sua energia é espontânea e precisa de espaço para expandir e crescer sem limites desnecessários. Não perde o foco, entretanto, o senso de “propósito” é o que movimenta Sagitário, é importante estar em conexão com o seu para sentir motivação quando a Lua está transitando pelo signo.
14/08 - Quarta-feira
Lua em Sagitário começa o dia em quadratura a Vênus em Virgem. A busca por expansão e crescimento a partir de novas experiências, indicada pela Lua em Sagitário, pode tensionar com as experiências de bem-estar e prazer em nossas rotinas e hábitos, conduzidos por Vênus em Virgem. Esse aspecto pede negociação e tomada de decisão; escolher o quanto estamos dispostos a abrir mão de nosso conforto para embarcar em novas jornadas.
Marte em Gêmeos forma conjunção a Júpiter, indicando ações e estratégias alinhadas com nossos anseios de crescimento e inserção em contextos sociais e coletivos. Ótimo momento para dividir em contextos mais amplos as habilidades e especialidades que nos distinguem; reconhecer nas nossas diferenças a importância da interconectividade e cooperação.
O signo de Gêmeos está ligado à atividades mentais e comunicativas. Essa conjunção favorece o compartilhamento de ideias, técnicas e tecnologias; assim como os processos de comunicação em si.
Lua se opõe a Marte e Júpiter, enxerga diretamente a conjunção entre eles. A experiência nos afeta emocionalmente; o desafio da oposição é equilibrar a força de vontade e entusiasmo da Lua com a capacidade técnica de executar ou ensinar o que Marte e Júpiter demandam no momento. Ter confiança nas próprias habilidades sem exagerá-las.
Saturno em Peixes forma quadratura aos planetas no eixo Gêmeos | Sagitário; demandando aplicabilidade prática, funcionalidade e realismo das atividades desenvolvidas durante o dia. Os limites se mostraram de forma decisiva, é importante reconhecê-los para encontrar formas de acomodá-los ou superá-los efetivamente.
À noite, Mercúrio retrógrado reingressa no signo de Leão. A qualidade lógica e analítica das ideias dá lugar para a expressão criativa e autenticidade emocional; deixamos os detalhes práticos em segundo plano para reavaliar as paixões que se escondem por detrás dos nossos métodos. A comunicação se torna mais espontânea e dramática, falamos com o coração.
15/08 - Quinta-feira
Durante a madrugada, a Lua em Sagitário forma trígono ao Sol em Leão. Aspecto harmônico que indica cooperação fluida e espontânea entre os luminares, o dia começa com os humores em alinhamento aos nossos desejos. Sol e Lua em signos de Fogo, buscam contato com a vida; a pulsão que movimenta nossos corpos.
Nos últimos graus de Sagitário, a Lua enxerga Mercúrio recém-ingresso em Leão por trígono também. As ideias e lógicas detalhadas que Mercúrio tentou estruturar quando enxergou, de Virgem, a Lua dão lugar a novas idealizações e expressões criativas. Abrimos mão de certos métodos e ordenamentos em busca de maior satisfação pessoal e autenticidade.
Lua alcança o signo de Capricórnio à tarde, tornando os humores mais melancólicos e sóbrios. Troca a expansividade pela segurança; imagina processos que lhe tragam saciedade e conforto a longo prazo. Estabelece altos referenciais e trabalha arduamente para trazê-los para matéria, favorecendo o investimento de energia e atenção em projetos duradouros.
16/08 - Sexta-feira
O céu do dia tem poucos movimentos. A Lua só forma um aspecto harmônico, de trígono, a Vênus em Virgem. O aspecto intensifica a conexão com experiências de prazer e bem-estar a partir das sensações e do corpo. Para além das idealizações e emoções, permite que o corpo experimente deleite livre de julgamentos.
A qualidade sociável de Vênus também favorece interações com afetos e vínculos íntimos, especialmente em torno de atividades mais “práticas” ou que envolvam o corpo físico. Tanto para Lua quanto para Vênus, é importante tornar as experiências materiais quando estão em signos de Terra. Combinar apenas o que for de fato fazer, apesar da qualidade amigável a energia também é “séria”.
17/08 - Sábado
Lua em Capricórnio segue fora de curso, sem formar aspectos, a maior parte do dia. Oferta ânimo para dar continuidade a processos que já haviam sido iniciados, especialmente os que envolvem objetivos e resultados de longo prazo. Novos impulsos, entretanto, encontram dificuldade de manifestação material; focamos no que é mais seguro e estável.
No começo da noite, Lua ingressa em Aquário trazendo maior conexão emocional com os aspectos sociais da vida coletiva. As funções lunares vistas como tecnologias coletivas: nutrir, cuidar, gestar, imaginar, etc. Percebemos o quanto nossa memória é formada pela contribuição dos outros; e o quanto podemos contribuir na continuidade e permanência delas.
O ingresso da Lua em Aquário favorece a socialização, especialmente dentro de grupos e associações que partilham sonhos e objetivos para o coletivo. Apesar da maior disponibilidade para as interações, existe pouca abertura para vulnerabilidade emocional; a expressão emocional tende a ser racionalizada e contida.
Plutão, no primeiro grau de Aquário, intensifica as percepções em torno de poder, controle e reverberação geracional que a vida em comunidade envolve.Lua alcança-o por conjunção trazendo pessoalidade e memória para suas investigações; como as tensões de poder coletivo reverberam em nossa própria história.
18/08 - Domingo
Mercúrio Cazimi, no coração do Sol, marca o domingo. O aspecto de conjunção exata entre Sol e Mercúrio indica um momento de purificação e alinhamento de nossas lógicas e razões com nossos desejos, aspirações e identidade. Em Leão, a qualidade criativa e única de quem somos toma conta de nossos processos. Tentamos avaliar e trazer métricas para expansão e brilho de nossas luzes.
A conjunção indica também um momento de “clareza” no movimento retrógrado de Mercúrio; acende uma luz nas questões que estamos ruminando desde o começo da retrogradação (05/08). Novas ideias surgem trazendo soluções, ou ao menos percepções autênticas, para elas.
Lua em Aquário alcança Júpiter em Gêmeos por trígono durante a noite. O contato promove otimismo e bem-estar emocional. Esse aspecto reforça a qualidade sociável da Lua, potencializa o sentimento de inclusão e pertencimento em contextos coletivos. Favorece a troca de ideias e atividades mentais; a comunicação de modo geral.