19 de Agosto a 25 de Agosto
Lua Cheia em Aquário inicia a semana! Alcançamos o clímax da lunaçao de Leão, revelamos e colhemos o que foi semeado na Lua Nova (05/08). Os impulsos criativos são efetivamente socializados e precisam lidar com os limites e reverberações de existir em contexto coletivo. Oportunidade de enxergar nossas questões e dramas particulares de uma perspectiva mais abrangente, perceber como se assemelha e distingue de outras tantas narrativas. A segunda-feira também marca o ápice dos aspectos da quadratura em T entre Saturno em Peixes, Júpiter e Marte em Gêmeos e Vênus em Virgem. O tensionamento entre os quatro planetas gera resolutividade e decisividade em torno de mudanças, adaptações e encerramentos em diversas áreas de nossa vida. Podemos não ter ainda clareza do que queremos criar adiante, mas as experiências que precisamos encerrar e deixar ir se tornam perceptíveis. Ao longo da semana, processamos e trabalhamos com os grandes picos de energéticos da segunda-feira. Começamos a trazer as mudanças indicadas pela quadratura em T para realidade, muitas situações que estavam em suspensão, atrasadas ou com obstáculos começam a movimentar-se rumo resoluções a medida que os planetas se afastam. Sol ingressará no signo de Virgem na quinta-feira (22/08) pela manhã. A autoexpressão e expansão criativa da temporada de Leão nos deixa; encaramos os efeitos e resultados práticos de nossas brincadeiras e somos chamados a organizar o que está fora do lugar. Energia analítica, crítica e refinadora. Mergulhamos nos detalhes que compõem nossas rotinas e hábitos; observamos e aprimoramos métodos e técnicas.
Apesar da energia resolutiva e mutável que a semana traz, Mercúrio segue retrógrado e opera como regente de Marte, Júpiter, Vênus e do Sol; após seu ingresso em Virgem. Avançamos em diversas áreas, mas certas revisões internas de lógicas e linguagens impedem progressos maiores. Por mais frustrante que possa ser, é importante se oferecer espaço para finalizar os processos de reavaliação indicados pelo movimento retrógrado.
19/08 - Segunda-feira
O dia de maiores movimentações durante a semana! O pontapé inicial é imenso! Lua Cheia em Aquário somada a grande quadratura em T entre 4 planetas; diversos movimentos celestes alcançam seu clímax ao mesmo tempo. Justamente pela grande demanda em um único dia, muitas percepções e movimentações efetivas se desdobrarão ao longo da semana. A Lua Cheia em Aquário indica revelação e culminação da lunação de Leão. A fagulha criativa que iniciamos na Lua Nova se refinou e evoluiu a medida que cresceu e agora atinge seu apogeu no signo oposto; aonde testamos os limites sociais e mentais da nossa criatividade. Essa Lua Cheia nos ajuda a localizar grupos e redes aonde nossos desejos e sentimentos autênticos podem ser expressos e acolhidos.
Lua ingressa em Peixes durante a noite trazendo maior fluidez e adaptabilidade emocional. Usamos da imaginação para desenhar rotas emocionais e psicológicas mais alinhadas com nossos sonhos; nadamos entre o escapismo e a evolução. Esse ingresso também insere a Lua no contexto da quadratura em T; percebemos melhor como esses outros movimentos refletem em nossas emoções e psique.
A quadratura em T envolve Marte, Júpiter, Saturno e Vênus. Todos em signos Mutáveis, que finalizam as estações, portanto trazem energia de finalização, aprimoramento e mudança. A dissonância de elemento, no entanto, indica que cada um "puxa" os encerramentos para uma direção; experimentamos diversos ciclos e padrões se encerrando simultâneamente. Sol em Leão forma também quadratura a Urano em Touro; indicando uma maior disposição e demanda por rupturas e revoluções. A energia de Urano rompe com padrões e sistematizações, traz elementos de alto valor criativo que ainda não foram devidamente organizados e estruturados em nossos contextos sociais e coletivos.
Diante de tantos movimentos, a única certeza é a mudança.
20/08 - Terça-feira
Lua segue em Peixes ao longo do dia, os humores seguem fluidos e dispersam-se com facilidade. Observamos também os efeitos emocionais e psicológicos das culminações da Lua Cheia em Aquário; trazemos mais sensibilidade e empatia para observar nossa história. A proximidade aos planetas envolvidos no aspecto em quadratura T também se intensifica ao longo do dia; as reverberações da segunda-feira alcançam nosso espaço interno e começamos a produzir respostas emocionais as mudanças. Apesar de ser um bom "termômetro" para sentir as novas movimentações, é importante reconhecer que as emoções podem ainda vir carregadas de ciclos e padrões antigos. Lua alcança Saturno em Peixes por conjunção durante a noite. Esse aspecto traz maior austeridade e senso de responsabilidade, mas podem dificultar o livre fluxo emocional e autoacolhimento. Abraçar a energia limitante e estruturante de Saturno sem nos abandonar emocionalmente; reconhecer e agir de forma adequada diante as dificuldades e ainda assim se acolher.
21/08 - Quarta-feira
Durante a madrugada, a Lua encontra Júpiter, Marte e Vênus por quadratura e oposição, respectivamente. Esses aspectos tensos podem dificultar o sono ou trazer uma agitação maior durante a manhã; podemos sentir muita necessidade de agir ou decidir em torno de mudanças e finalizações necessárias.
Lua forma aspectos aos planetas geracionais, Urano e Netuno, durante a tarde. Esses aspectos podem trazer perspectivas de ciclos maiores para nossas questões, como as dinâmicas geracionais impactaram e trouxeram até as questões do momento presente.
A noite, Lua chega no signo de Áries trazendo humores mais vivazes e espontâneos. Nos conectamos com nossa fagulha primordial, a faísca de vida que nos movimenta, anima e inspira. Marte em Gêmeos rege a Lua indicando bastante atividade mental e analítica a partir do nosso desejo de agir; tentamos formular estratégias e rotas mentais para realiza-los.
22/08 - Quinta-feira
Sol ingressa no signo de Virgem no final da manhã. Nossos desejos, ambições, poder pessoal e senso de identidade se movimentam para os detalhes de nossas vidas; trazemos luz para nossas rotinas, hábitos e metodologias. Energia de análise e discernimento a nível material, separar o joio do trigo.
Ao deixar seu domicílio, Sol volta a estar sob a regência de outro planeta. Mercúrio, regente de Virgem, delibera sobre as questões do signo. Mercúrio caminha em Leão; indicando receptividade mútua, um no domicílio do outro. Se apoiam com mais facilidade, mas ainda assim estão um pouco "fora" de seu próprio elemento.
Apesar da energia inquietante e agitada da Lua em Áries e do ingresso do Sol em Virgem, o céu do dia segue um pouco parado. Os planetas não formam nenhum aspecto entre si, nem mesmo a Lua.
O dia pode parecer entediante ou "parado" justamente pela energia de iniciativa de Áries; é importante compreender que nem sempre agir mais gerará mais resultados; ou resultados melhores. O maior desafio do dia é regular a impulsividade; aguardar para tomar decisões ou ações irreversíveis.
23/08 - Sexta-feira
Lua em Áries enxerga Júpiter em Gêmeos por sextil na madrugada. Esse aspecto indica otimismo e bem-estar emocional; percebemos as experiências de inclusão e cooperação social que nos permeiam. Pela manhã, a Lua forma trígono e sextil a Marte e Mercúrio trazendo maior ânimo e disposição para iniciar o dia. Lua segue fora de curso, sem formar aspectos, até a noite quando chega em Touro; signo de exaltação dela. Nossa imaginação e humores conduzidos pelos nossos sentidos, o corpo físico como veículo da imaginação, nutrição, cuidado e memória. Somos convidados a imergir na natureza sensível de habitar/ser o corpo físico.
Sol em Virgem em trígono a Lua, primeiro aspecto que formam desde o ingresso do Sol em Virgem. Começamos a perceber e evidenciar a partir das experiências e sensações do corpo as demandas de mudança e aprimoramento na rotina e nos hábitos; seja pelas disfucionalidades ou pela percepção da possibilidade de atingir "picos" ainda mais altos.
24/08 - Sábado
O principal aspecto do dia ocorre entre Mercúrio em Leão e Marte em Gêmeos, se enxergam por sextil. Oportunidades de organizar mentalmente nossas ambições, desejos e também conflitos e dissonâncias; favorece no planejamento de estratégias. Mercúrio está retrógrado, o que pode trazer questões do passado ou no mínimo uma qualidade mais reflexiva pro aspecto.
Lua segue em Touro, fortalecendo a conexão entre nossas experiências emocionais e nossos corpos físicos. Atividades que tragam bem-estar físico são muito bem-vindas para regular os humores e trazer conforto emocional. No entanto, Lua não forma aspectos ao longo do dia; os humores seguem plácidos e pouco agitados mesmo com o aspecto entre Marte e Mercúrio.
25/08 - Domingo
Sextil entre Saturno em Peixes e Lua em Touro durante a madrugada pode trazer humores mais densos e percepções profundas sobre o efeito do tempo nas nossas experiências. Oportunidades de compreender melhor nossas experiências individuais tendo em vista contextos e limites coletivos.
Pela manhã, Lua forma quadratura a Mercúrio em Leão trazendo maior atividade e inquietação mental. O desejo de expressar e canalizar emoções autênticas tensiona com nossa busca por conforto e bem-estar físico; encontrar formas de atender os desejos do coração sem comprometer as demandas do corpo.
A tarde, Lua em Touro forma trígono a Vênus em Virgem. Esse aspecto favorece experiências prazerosas e contatos interpessoais em torno de valores em comum. Por partilharem elemento, Terra, demandam materialização; pensar e sentir não basta. As oportunidades indicadas pelo trígono são "fáceis" ou inerentes, ao se envolver com o universo material em busca de prazer (Touro) é natural encontrar as oportunidades de melhoria e aprimoramento disponíveis (Virgem).