22 de Julho à 28 de Julho de 2024
Iniciamos a semana sob a energia remanescente da Lua Cheia em Capricórnio que ocorreu no domingo (21/07). Lua é significadora de nossos fluxos internos e humores; como recebemos e internalizamos as experiências. Em sua fase Cheia, indica um momento de externalização de nossa subjetividade e imaginação. As experiências se tornam mais emocionalmente intensas.
Em Capricórnio, amplifica questões ligadas à segurança e estabilidade à longo prazo. Semeamos novos inícios a partir da conexão com nossas raízes mais profundas durante a Lua Nova em Câncer (05/07). Na fase Cheia, estamos colhendo vias de concretização material para saciar as demandas emocionais e psicológicas que acessamos na fase Nova.
Sol ingressa em Leão na segunda-feira (22/07 - 22/08) durante a madrugada. O astro rei chega em seu único signo de domicílio, retorna ao seu trono. Sol indica vitalidade, consciência, autoridade e poder pessoal. O trânsito do Sol em Leão revela nossas luzes; iluminamos as experiências com nossas presenças e percepções únicas. Fortalece a auto expressão e criatividade, contato íntimo com os processos que nos fazem agir autenticamente.
Vênus em Leão e Júpiter em Gêmeos estavam em sextil durante a Lua Cheia, intensificando processos de socialização e cooperação em torno de crenças e valores em comum. Os planetas se afastam aos poucos, mas a boa “atmosfera” tende a persistir ao longo da semana.
Mercúrio ingressa no signo de Virgem na quinta-feira (25/07 - 15/08). O signo de Virgem é regido por Mercúrio, suas atividades são favorecidas aqui. Comunicação, racionalização, logística, aprendizado e comércio são algumas de suas atribuições. Virgem oferta uma imensa capacidade de observação, análise e discernimento. Possibilita grandes transformações tangíveis a partir de ajustes em "detalhes" que normalmente passam despercebidos.
Marte avança nos primeiros graus do signo de Gêmeos, trazendo sua energia e disposição para o plano mental. Criamos estratégias e agimos para lidar com comunicação, organização mental e aprendizado. Adaptabilidade e versatilidade na execução de cada atividade, utilizamos da energia mental para ir além das sensações e percepções momentâneas. Pede também cautela ao comunicar, as palavras tendem a estar mais inflamadas e bélicas.
Segunda-feira - 22/07
O dia amanhece com o Sol recém-ingresso no signo de Leão! (22/07 - 22/08) A energia emocional e psicológica cuidadosamente nutrida em Câncer se alquimiza no Fogo Fixo de Leão. O coração indica aqui os caminhos que estruturam e firmam nossa força vital em meio a tantas emoções. Leão firma ímpeto em desejo; dramatiza as emoções vividas no signo anterior.
Lua em Aquário, busca nutrição e acolhimento na socialização e estruturação mental do coletivo. Imaginação, memória e nutrição à serviço da comunidade. A pessoalização indicada pelo Sol em Leão é temperada por essa Lua que se concentra em processos menos individuais.
Vênus em Leão também é tensionada pela Lua em Aquário; sua busca por prazer e bem-estar a partir de critérios individuais precisa negociar com a vastidão do coletivo. Vênus busca autenticidade emocional e a saciedade de seus desejos mais conscientes enquanto a Lua busca compreender o contexto no qual esses desejos surgem; o quanto carrega de padrões e paradigmas coletivos.
A Lua também encontra Júpiter em Gêmeos por trígono indicando facilitação em processos de crescimento e aprendizado. Júpiter tem natureza expansiva, se esforça para inclui mais percepções; permite que muitas visões distintas em coexistência e constrói um panorama maior e mais amplo. Essa qualidade favorece a socialização e integração social que a Lua em Aquário almeja.
Marte, também no signo de Gêmeos, forma trígono à Plutão em Aquário. Esse aspecto indica um momento de maior intensidade e profundidade em nossas ações e estratégias. Possibilita uma investigação das entranhas de nossas motivações, mecanismos de defesa e estratégia de sobrevivência. Ambos em signos de Ar, potencializa a organização mental e compartilhamento das percepções que emergem.
Terça-feira - 23/07
Sol no signo de Leão alcança Plutão em Aquário por oposição. Percepções intensas, profundas e viscerais sobre a força e potencial da organização coletiva afetam diretamente nosso senso de identidade, autoridade e poder pessoal. Necessidade de negociação e integração de nossos desejos e ambições pessoais com os sonhos e necessidades que vem da convivência coletiva.
Lua segue em Aquário pela manhã em oposição à Mercúrio em Leão. Nossas lógicas e racionalizações tensionam com nossos humores e emoções. Comunicação e trocas se tornam mais difíceis durante esse período, demandam um olhar mais holístico sobre as situações para evitar desgastes emocionais.
No final da manhã, a Lua entra em Peixes, trazendo maior conexão emocional e instintiva. A imaginação e os humores se dispersam como um feixe de luz atravessando um prisma. Oferece adaptabilidade emocional a partir da conexão com padrões psicológicos, emocionais e simbólicos do coletivo. Júpiter, regente do signo, caminha em Gêmeos indicando grande curiosidade e busca por expansão intelectual.
Lua encontra Marte em Gêmeos por quadratura indicando um certo tensionamento entre nossas ações e nossos humores. Marte em Gêmeos busca expressões mais lógicas e mentalmente ordenadas enquanto a Lua se envolve com as experiências de um lugar instintivo e emotivo. Apesar das dissonâncias, compartilham a busca por mudança e adaptabilidade nas situações.
Quarta-feira - 24/07
Lua segue sua travessia pelas Águas Mutáveis do signo de Peixes! Forma aspectos à Júpiter e Saturno ao longo do dia, indicando um foco maior em questões sociais e coletivas. A imaginação oceânica e a empatia imensa associadas ao signo de Peixes aplicadas à dilemas e questões que extrapolam nossa própria vida e nossos vínculos; tentamos imaginar além!
O aspecto de quadratura à Júpiter em Gêmeos indica tensão entre nossa percepção de expansão e crescimento e nossos humores. A natureza emotiva e pouco lógica de Peixes dificulta a organização das idealizações e visões grandiosas de Júpiter em estruturas mentais e racionais comunicáveis que almeja agora que atravessa o signo de Gêmeos. Buscamos linguagem para comunicar o que ainda não emergiu claramente em nossas consciências.
Saturno, co-presente no signo de Peixes, traz percepções realistas para a Lua. Realismo não interessa à Lua em Peixes, prefere imaginar e fantasiar escapes para os limites sufocantes da realidade. Os humores se tornam mais melancólicos; a imaginação se limita ao que é mais tangível. Por outro lado, nos oferece resiliência e paciência para encarar os desafios duradouros envolvidos em nossos sonhos.
Quinta-feira - 25/07
Lua Cheia segue em Peixes até o final da manhã, quando alcança o signo de Áries. Os humores se tornam mais vivazes e pulsantes; nos conectamos ao nosso instinto. Energia de iniciativa e autonomia diante de nossas emoções. Marte, regente de Áries, caminha em Gêmeos indicando ações e estratégias pautadas a partir da racionalização e articulação mental. Marte em Gêmeos enxerga o Sol em Leão por sextil; indica possibilidades de harmonização de nossas ambições com nossas ações. Trazemos pessoalidade, originalidade e auto expressão para nossas movimentações; possibilidade de conflito e atrito em torno dessas questões também.
Lua em Áries enxerga Sol e Marte durante a quinta-feira, formam aspectos positivos. A disposição e ânimo da Lua facilita a execução das aspirações e estratégias dos outros dois planetas. Nossa energia emocional também se sente nutrida e cuidada ao se envolver com essas atividades.
Mercúrio ingressa em Virgem (25/07 - 15/08). Virgem é domicílio noturno e exaltação de Mercúrio. As atividades mercuriais (comunicação, racionalização, logística, aprendizado, etc) são favorecidas e ganham mais eficiência a nível material. Conseguimos analisar os processos com mais facilidade, enxergar as partes que compõem cada “todo”. Processos de encerramento, mudança e regeneração também são favorecidos; especialmente nossa capacidade de ritualiza-los a partir de hábitos e rotina.
Sexta-feira - 26/07
A sexta-feira é marcada por aspectos favoráveis entre a Lua em Áries e os planetas benéficos, Júpiter e Vênus, indicando bons momentos de socialização. Os benéficos facilitam e potencializam os processos a partir da inclusão; ao se permitirem conectar e participar acessam mais experiências, conhecimento, recursos, etc.
A energia entusiasmada da Lua em Áries encontra vazão a partir de dinâmicas interpessoais (Vênus) ou grupais/coletivas (Júpiter) em alinhamento com valores, crenças e moralidade. Nos concentramos no que nos torna mais parecidos uns com os outros, mesmo diante da energia individualista de Áries.
Uma ótima sexta-feira para potencializar dinâmicas com quem fortalece sua espontaneidade e autonomia.
Sábado - 27/07
Lua em Áries segue fora de curso, sem formar aspectos aos outros planetas. O dia inicia sem muita direção após uma sexta-feira mais agitada. À tarde, Lua ingressa no signo de Touro, signo que a exalta. Imaginação e humores conduzidos pelo corpo físico e suas sensações.
O ingresso da Lua em Touro indica maior conexão com o universo material, especialmente a partir das sensações físicas do corpo. Sua natureza nos inclina a experiências prazerosas, seguras e confortáveis para o corpo físico. Pequenas atividades que tragam maior consciência corporal podem ser bem úteis para regular os humores.
Mercúrio em Virgem estará em trígono à Lua; esse aspecto confere organização mental e adaptabilidade para as questões lunares. Comunicação, trocas e negociações envolvidas no nosso prazer e bem-estar físico também são favorecidas.
A Lua alcança o Sol em Leão por quadratura indicando o início da fase Quarto Minguante da lunação. As energias emocionais e psicológicas reveladas durante a Lua Cheia se recolhem e nos concentramos em absorver e internalizar o que vivemos durante esse ciclo. Começamos também a nos preparar internamente para a próxima Lua Nova (04/08) no signo de Leão.
Domingo - 28/07
No domingo, a Lua segue em Touro, sem formar muitos aspectos. O dia tem uma qualidade “ruminante”; nos permitimos viver os prazeres seguros e confortáveis mas não avançamos muito em direção à novas experiências. O ingresso na fase Quarto Minguante favorece reflexões e insights sobre o que se desenrolou desde a Lua Nova (05/07).
Saturno em Peixes em sextil à Lua durante a noite indica uma maior cautela com a própria energia e atenção. No ponto positivo, pode ser um ótimo momento para organizar a semana ou realizar atividades que demandem mais paciência e persistência. A energia de Saturno é restritiva mas também carrega consigo um grande potencial de realização material; o que firma é duradouro.