26 de Agosto à 01 de Setembro
Adentramos a semana sob a energia da fase Quarto Minguante do ciclo lunar! Lua ingressa no signo de Gêmeos na madrugada de segunda-feira e forma quadratura ao Sol em Virgem indicando o início da fase Quarto Minguante. Momento de internalização das experiências do ciclo lunar; separar quais levaremos aos próximos ciclos e quais se findam por aqui mesmo. Virgem e Gêmeos partilham Mercúrio como regente; observar os fatos de um lugar menos moralista e mais factual pode ajudar a discernir nesse momento.
Na quarta-feira, Mercúrio retoma o movimento direto no 21º de Leão. As questões ligadas a nossas lógicas internas, comunicação, aprendizado e logística começam a se desembaraçar; as revisões que conduzimos nesse período também começam a se externalizar. Esses redirecionamentos ainda iniciam lentos, Mercúrio retoma velocidade aos poucos.
Vênus alcança o signo de Libra, na quinta-feira, retorna ao seu domicílio diurno. Favorece as conexões interpessoais em torno de valores, desejos e prazeres em comum; maior capacidade de conduzir experiências de cooperação e diplomacia. Libra estimula experiências de negociação e diálogo; abre as portas para novos contratos e acordos.
A socialização de modo geral muda bastante essa semana. Tanto nossa capacidade de comunicar (Mercúrio) como nossos desejos e valores (Vênus) se transformam; as relações podem passar por mudanças significativas. A fase lunar indica maior recolhimento emocional e psicológico, buscamos mais compreensão do que ações em torno das mudanças.
Plutão retrógrado retorna ao signo de Capricórnio, no domingo, para sua última temporada. O trânsito iniciou em 2008 trazendo grandes transformações, renascimentos e aprofundamento em torno da nossa relação com as instituições e hierarquias que organizam a vida social e coletiva. Um último olhar sobre a realidade material da vida coletiva antes de imergirmos de vez nos aspectos mentais e lógicos, em Aquário.
26/08 - Segunda-feira
A Lua alcança o signo de Gêmeos, trazendo humores voláteis e ágeis para o dia. Nossas emoções e impressões psicológicas são movidas pelas nossas idéias e lógicas internas. Mercúrio, regente do signo de Gêmeos, está finalizando o movimento retrógrado em Leão. Nossa organização interna está sob revisão, consequentemente, os humores também passam por análises e reavaliações constantes. Não reter ou conter o fluxo, deixar o vento correr livre.
Lunação alcança a fase Quarto Minguante. Lua em Gêmeos faz quadratura ao Sol em Virgem marcando a nova fase da lunação; momento de recolhimento e internalização das energias emocionais e psicológicas. Filtrar e escolher as experiências que levaremos adiante na próxima lunação, e quais se extinguem aqui mesmo. Momento de avaliar os frutos após a colheita.
27/08 - Terça-feira
Pela manhã, Lua se conecta aos planetas sociais, Júpiter e Saturno, trazendo questões coletivas e de maior amplitude para nossa subjetividade. Forma quadratura a Saturno, pede ações e respostas estratégicas aos limites e responsabilidades envolvidos nas situações. Possibilita progresso em questões que demandam maior resiliência e tempo.
Júpiter e Lua formam conjunção, trazendo otimismo e expansão criativa. Júpiter oferta um caleidoscópio de possibilidades à Lua; diante das responsabilidades de Saturno existem diversas vias e alternativas para solucionar as mesmas demandas. Oportunidade de enxergar novas técnicas, métodos e idealizações.
À tarde, Lua faz sextil à Mercúrio em Leão. Favorece a compreensão das próprias ideias e organização lógica/mental. Mercúrio estacionário, parado para retomar o movimento direto. As questões e revisões mais significativas desse ciclo podem reverberar com bastante força em nossa imaginação e nossos humores.
Lua alcança Marte em Gêmeos por conjunção durante a noite. Aspecto que confere energia e vitalidade para agir, mas também pode trazer irritabilidade e agitação. Agir de forma consciente e estratégica em direção a saciedade emocional e psicológica, mas permitindo-se lidar com a frustração ou contratempos de forma leve e adaptável.
28/08 - Quarta-feira
Durante a madrugada, Lua forma quadratura à Vênus em Virgem. Somado ao aspecto à Marte do dia anterior, a madrugada pode trazer humores difíceis. As insatisfações ou tensionamentos das dinâmicas afetivas reverberam de forma bem íntima na nossa imaginação e nos humores.
Lua alcança o signo de Câncer, seu domicílio, antes do Sol nascer. Retorna à sua morada, mergulhamos nas águas primordiais de nossa imaginação e memória. Momento de conexão emocional e psicológica profunda consigo, sentimos toda força de nossas águas. Imergir em nossa própria história, assimilar e integrar o passado para compreender o fluxo do momento presente.
Lua em Câncer enxerga Sol em Virgem por sextil, aspecto que traz oportunidades desde que exista algum esforço ou movimentação. Ao compreender melhor nossas necessidades emocionais, encontramos métodos e técnicas mais adequados para saciá-los. Lua em Câncer nos conecta com toda sensibilidade necessária para nos acolher enquanto o Sol em Virgem traz consciência dos processos e rituais precisos para cada situação.
Mercúrio retoma movimento direto a noite; as questões ligadas à nossa racionalização, comunicação e aprendizado que estavam sob revisão começam a se encaminhar para resoluções e externalizações. A retomada do movimento direto é lenta, vai tomar forma ao longo da semana; mas o pontapé inicial é aqui.
29/08 - Quinta-feira
Lua segue em Câncer, seu domicílio, trazendo maior conexão emocional e psicológica com nossas próprias raízes. Saturno em Peixes forma trígono à Lua; aspecto que traz fluidez e oportunidades de cooperação entre eles. Lidamos com as responsabilidades e limites das situações com alinhamento emocional, reconhecemos a importância de cada movimento material para nossas experiências subjetivas.
Esse aspecto pode conferir uma atmosfera um pouco austera e “séria” para o dia, mas também traz bastante aprofundamento emocional nas questões. Reconhecemos e acolhemos as nossas vulnerabilidades, mas sentimos também necessidade de encontrar resoluções internas duradouras.
Vênus ingressa em Libra, seu domicílio diurno, favorecendo experiências de cooperação, prazer, bem-estar e devoção. Libra é um signo Cardinal de Ar; inicia novos ciclos a partir da energia mental e conexão com os demais. Nos ajuda a enxergar e conduzir alianças em torno de valores e desejos em comum. Os processos de socialização se tornam mais intuitivos e agradáveis.
30/08 - Sexta-feira
Lua em Câncer segue trazendo maior sensibilidade para nossa própria subjetividade. Nos concentramos em compreender e internalizar nossa própria história pela manhã. Os aspectos da Lua aos planetas geracionais, Urano e Netuno, trazem perspectivas de ciclos e transformações coletivas maiores e como reverberam na particularidade de nossas vidas.
Lua ingressa no signo de Leão durante a tarde, trazendo maior animosidade, espontaneidade e avivamento para as emoções. Sentir não basta, precisamos transformar as emoções em ação e movimento; dramatizamos. Abraçamos nossos próprios corações e suas paixões, nos reconectamos também a energia que deu o pontapé inicial a esse ciclo lunar na Lua Nova em Leão (05/08).
Ao retornarmos à conexão criativa e auto expressiva da Lua em Leão, podemos conferir quais mudanças e transformações nossas fagulhas criativas viveram ao longo desse ciclo lunar.
Lua enxerga Vênus em Libra por sextil, traz oportunidades de socialização e cooperação em espaços que acolhem e reverberam nosso senso de identidade.
31/08 - Sábado
Lua segue em Leão, mas não forma aspectos ao longo do dia. Nossa força criativa reverbera e conduz o dia, mas não expande muito além do processo de autopercepção. É um ótimo dia para fazer o balanço geral do ciclo lunar, observar e reconhecer as mudanças na nossa criatividade ou na forma de estruturar e socializá-la.
Sol em Virgem rege a Lua em Leão, a qualidade autocrítica e analítica é bastante favorecida e pode trazer soluções bastante úteis e inventivas. A contrapartida é humildade e atenção suficiente aos detalhes para enxergar onde podemos ser ainda mais eficientes em nos atender.
01/09 - Domingo
Lua em Leão forma sextil a Júpiter em Gêmeos durante a madrugada, traz humores otimistas e expansivos. Bem-estar e conforto emocional a partir da percepção das experiências de inclusão e apoio mútuo; lembramos da importância da coesão social em nossos processos de auto expressão e criação.
Pela manhã, Lua em Leão alcança Mercúrio por conjunção. O primeiro aspecto que fazem desde a retomada do movimento direto de Mercúrio, trazemos a nossa subjetividade emocional para as revisões do período retrógrado. Energia de análise e reflexão em torno das mudanças que sentimos a necessidade de externalizar pós-retrogradação; também favorece interações e trocas animosas e espontâneas.
Lua alcança Marte em Gêmeos por sextil, à noite, trazendo maior agitação e disposição no final do dia. Marte em Gêmeos traz estratégias de ação a partir de esquemas e rotas mentais, oferece inventividade e adaptabilidade para solucionar nossas questões. Especialmente após o aspecto de conjunção da Lua à Mercúrio, que trouxe maior clareza mental.
Plutão retorna à Capricórnio, seu último movimento no signo antes de progredir definitivamente para Aquário, revisando os processos de transformação e renascimento vividos desde 2008 em torno das organizações, instituições e hierarquias da vida social e coletiva. Observamos como nossas concepções de estabilidade e segurança duradoura mudaram coletivamente de lá pra cá.